O que é melhor? Pabx convencional ou PABX Virtual?
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: "Afinal, o que é melhor? Um sistema de telefonia convencional ou um PABX Virtual?"
Você não está sozinho... Muitas empresários e gestores de empresas tem dificuldade em decidir no momento da troca de um sistema. Mas, para que possamos entender melhor, vamos conceituar os sistemas:
PABX Convencional: São equipamentos físicos, que compartilham linhas telefônicas com ramais instalados dentro de uma empresa. Eles garantem sígilo durante uma ligação telefônica, favorecem a comunicação interna e externa, além de possuirem uma série de recursos, como distribuição de chamadas, atendimento digital, música de espera, integração com portaria e etc. Empresas como Intelbras e Leucotron são os principais expoentes deste tipo de equipamento.
PABX Virtual: Tem a mesma finalidade de um PABX Convencional, porém, não necessita o uso de um hardware. Permite a comunicação entre colaboradores de uma organização, entre si e com clientes e fornecedores, com o diferencial de quebrar a barreira física, permitindo ativar ramais em qualquer lugar que disponha de internet. Pode ser ativado em cloud computing, não dependendo de equipamentos instalados internamente na empresa.
Vantagens e Desvantagens
Os sistemas convencionais já estão consolidados no mercado, possuem ampla rede de assistência técnica, além de serem endossados por grandes fabricantes. Os sistemas virtuais são, em sua grande maioria, programas desenvolvidos por empresas menores, que "desenharam" softwares para atender demandas específicas de mercado, o que os torna muito mais maleável para adequação de facilidade ou para customização do que um PABX convencional.
Um pabx convencional demanda passagem de cabos entre a central e os telefones do usuário, enquanto um PABX virtual pode usufruir do mesmo ponto de rede que já atende ao computador daquele usuário, economizando com instalações. Em alguns casos, o funcionamento do sistema se dá mesmo sem utilização de cabos, quando a empresa opta pela utilização de headsets plugado diretamente em notebooks. E mais: a maior parte dos PABXs Virtuais permite que os ramais funcionem em qualquer local que disponha de internet, favorecendo às organizações que tem adotado o home office de modo integral ou hibrido.
Outro fator importante é a disponibilidade de recursos de um Pabx virtual frente à um sistema convencional. Por se tratar de um software em constante evolução, um PABX Virtual já vem embarcado com ferramentas antes só disponíveis em sistemas de grande porte, à custos exorbitantes. Hoje, a partir de apenas 10 ramais, as empresas usufruem de correio de voz individual, gravação de chamadas, interface Web para gestão de chamadas, relatório de ligações, pesquisa de satisfação, integração com ERP e muito mais.
E quanto ao suporte técnico? Muitos desenvolvedores tem buscado neste quesito criar seu diferencial perante aos concorrentes. Isso porque um PABX Convencional demanda que as interações com o sistema ocorram em maior parte dos casos presencialmente, com possíveis troca de placas de sistema, gerando um custo imprevisto. Um PABX Virtual, por ser software e estar ativo na nuvem, não tem hardware diretamente associado, ou seja, não tem placa de ramal, de linha, fonte, para dar defeito, reduzindo os custos de manutenção. As interações são 100% remotas, o que torna o atendimento mais pontual, melhorando os indicadores de SLA (service lever agreement).
Conclusão
Este é um assunto extenso, mas a proposta nesta abordagem é apresentar um overview sobre as diferenças entre os dois sistemas, e, sem sombra de dúvidas, podemos declarar que um PABX Virtual é a melhor opção quando uma empresa busca um novo sistema de telefonia. Mas você deve estar se perguntando: "Mas e as linhas telefônicas, como ficam num cenário de virtualização de sistema?". Calma... as linhas também podem ser virtualizadas, sem prejuízo de perda do número. Operadoras de telefonia IP como Voitel, Datora e IDT fazem a portabilidade das linhas, oferecendo um suporte técnico mas efetivo, com redução de custos nas contas telefônicas.
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